O que é?

Publicação:

Por PROFESSOR VIÉGAS (ASSESSOR DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DTI DA SEDUC-RS)

O Ensino Híbrido acontece quando se mescla períodos on-line com períodos presenciais na educação. Para conseguir realizar esse tipo de Ensino, a Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul disponibilizou desde 2020 salas no Google Classroom geradas através do espelhamento com as turmas do ISE em que profesores, alunos e gestores acessam utilizando um e-mail institucional @educar.rs.gov.br.

tutorial do google classroom min (1)
alunoclassroom.png - Foto: Professor Viégas

Conforme registros do ano passado, a plataforma Google Sala de Aula já registrou mais de 7 milhões de atividades geradas. Ainda, foram criadas mais de 36 mil turmas espelhadas e 520 mil ambientes virtuais.

A iniciativa, que segue em 2021, proporciona a conexão entre professores e alunos para a realização de aulas no ambiente virtual.

Diante do cenário de combate à pandemia, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul antecipou ações de integração de ferramentas tecnológicas para a realização de aulas no ambiente virtual, cuja implantação estava prevista para os próximos três anos. Assim, mais de 800 mil alunos e 60 mil professores poderão retomar as atividades escolares com segurança.

Para que todos estivessem preparados para a utilização da plataforma, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realizou, durante o ano de 2020, uma série de capacitações.

A primeira etapa, chamada de Ambientação Digital, ocorreu entre os dias 1º e 13 de junho e envolveu o processo de inserção dos professores e alunos na plataforma Google Sala de Aula. Nesse período, foram detalhadas as informações de acesso, como login e senha, para que todos possam iniciar o período de capacitação.

A segunda etapa, chamada de Letramento Digital ocorreu entre os meses de julho e outubro com o objetivo de capacitar e os professores da Rede Estadual de Ensino para o uso das plataformas Google e outras ferramentas virtuais, além de apresentar possibilidades de atividades com emprego de metodologias ativas.

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Aula 01 (Visão Geral do Google Sala de Aula)

Visão Geral do Google Sala de Aula (Prof. Márcio Machado/Projeto e-duca.digital) Crédito: Seduc-RS

As aulas, que foram transmitidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS e pela página da Seduc no Facebook, seguirão ocorrendo ao longo de 2021.
Até o momento, as capacitações já alcançaram 1,5 milhões de visualizações e mais de 70 mil curtidas em 70 horas de conteúdo e 58 encontros.

Agora, em 2021, será realizado um novo período do Letramento Digital.

A capacitação permite que professores e estudantes acessem os seguintes conteúdos:

Google Chrome,
Google Gmail,
Google Documentos,
Google Planilha,
Google Drive,
Google Agenda,
Google Forms,
Google Meet,
Google Apresentações,
Google Classroom,
Oficina de Práticas Pedagógicas sobre Aprendizagem baseada em problemas,
Oficina de Práticas Pedagógicas sobre Sala de Aula Invertida e
Oficina de Práticas Pedagógicas com TICs Educacionais (Tecnologias da Informação e da Comunicação).

Veja o vídeo que a preparamos especialmente para você entender este processo:

00:00:00/00:00:00

Distanciamento Controlado no RS - Episódio 09 - Explicando o Google Sala de Aula

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Conteúdos relacionados

Escola RS