O que é?

Começou, a partir de segunda-feira, 1º de junho, a implantação das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. A iniciativa proporcionará, por meio da plataforma Google Classroom, a conexão entre professores e alunos para a realização de aulas no ambiente virtual.

Diante do cenário de combate à pandemia, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul antecipou ações de integração de ferramentas tecnológicas para a realização de aulas no ambiente virtual, cuja implantação estava prevista para os próximos três anos. Assim, mais de 800 mil alunos e 60 mil professores poderão retomar as atividades escolares com segurança.

Para o seu primeiro acesso clique aqui.

Para que todos estejam preparados para a utilizar a plataforma, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitação durante os meses de junho e julho, em duas etapas, com os professores e estudantes da rede.

A primeira etapa, chamada de Ambientação Digital, envolve o processo de inserção dos professores e alunos na plataforma Google Classroom. Nesse período, são detalhadas as informações de acesso, como login e senha, para que todos possam iniciar o período de capacitação. Aqui, os estudantes e educadores iniciam o processo de aprendizado sobre a utilização de todos os recursos disponíveis na plataforma.

Na segunda etapa, ocorrem as capacitações em Letramento Digital, fornecendo aos professores o conhecimento para a preparação de aulas na forma não presencial. Os conhecimentos digitais dos alunos também serão avaliados nessa etapa, a fim de que seja possível compreender o nível de entendimento sobre a plataforma de ensino. A partir do resultado dessa avaliação, será possível reforçar aspectos que não estejam claros aos estudantes, para que, em seguida, possam iniciar as lições.

A partir do dia 29 de junho, iniciam as aulas que utilizam a Matriz de Referência, definida por componente curricular ano/série. Esta matriz será norteadora das aprendizagens para este novo modelo híbrido (presencial e não presencial)

O Letramento Digital permitirá que professores e estudantes acessem os seguintes conteúdos:

Google Chrome,
Google Gmail,
Google Documentos,
Google Planilha,
Google Drive,
Google Agenda,
Google Forms,
Google Meet,
Google Apresentações,
Google Classroom,
Oficina de Práticas Pedagógicas sobre Aprendizagem baseada em problemas,
Oficina de Práticas Pedagógicas sobre Sala de Aula Invertida e
Oficina de Práticas Pedagógicas com TICs Educacionais (Tecnologias da Informação e da Comunicação).

Veja o vídeo que a preparamos especialmente para você entender este processo:

00:00:00/00:00:00

Distanciamento Controlado no RS - Episódio 09 - Explicando o Google Sala de Aula

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Conteúdos relacionados

Escola RS