Publicação:

perguntas frequentes
04144706-perguntas-frequentes.png - Foto: Professor Viégas
Por Professor Viégas

Como funciona o Ensino Híbrido?

Conhecido também como blended learning, o ensino híbrido é uma proposta que visa integrar o melhor da educação presencial com o melhor da modalidade on-line de ensino, buscando sempre modernizar e melhorar as metodologias utilizadas nas duas modalidades.

As atividades oferecidas por meio da plataforma Google Sala de Aula, disponibilizada pela Google for Education, foram implantadas no mês de junho de 2020 e seguirão sendo realizadas durante todo o ano letivo de 2021.
Ela proporciona a criação de uma sala de aula virtual com diversos recursos à disposição de alunos e professores como chamadas de vídeo, apresentações interativas, exibição de aulas síncronas e assíncronas, sala virtual de professores, pátio/recreio virtual para os estudantes e Serviço de Orientação Educacional (SOE), entre outros.
Até o momento, desde julho de 2020, a plataforma Google Sala de Aula já registrou mais de 7 milhões de atividades geradas. Ainda, foram criadas mais de 36 mil turmas espelhadas e 520 mil ambientes virtuais.

De que maneira alunos e professores aprenderão a usar a plataforma Google Sala de Aula?

Para que todos estivessem preparados para a utilização da plataforma, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realizou, durante o ano de 2020, uma série de capacitações.

A primeira etapa, chamada de Ambientação Digital, ocorreu entre os dias 1º e 13 de junho e envolveu o processo de inserção dos professores e alunos na plataforma Google Sala de Aula. Nesse período, foram detalhadas as informações de acesso, como login e senha, para que todos possam iniciar o período de capacitação.
A segunda etapa, chamada de Letramento Digital ocorreu entre os meses de julho e outubro com o objetivo de capacitar e os professores da Rede Estadual de Ensino para o uso das plataformas Google e outras ferramentas virtuais, além de apresentar possibilidades de atividades com emprego de metodologias ativas.
As aulas, que foram transmitidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS e pela página da Seduc no Facebook, seguirão ocorrendo ao longo de 2021.
Até o momento, as capacitações já alcançaram 1,5 milhões de visualizações e mais de 70 mil curtidas em 70 horas de conteúdo e 58 encontros.
Agora, em 2021, será realizado um novo período do Letramento Digital.

De que forma alunos e professores que não têm acesso à internet participarão das aulas?

A Seduc disponibiliza, por meio do aplicativo Escola RS, internet patrocinada no celular, exclusivamente para conteúdos educacionais, para alunos e professores que não possuem acesso.

Haverá marcação de presença para os alunos?

Sim. A presença se dará pela participação do aluno dentro do ambiente virtual. O registro será feito pelos professores por meio do Diário de Classe Online, presente no aplicativo “Escola RS”.

Quando as aulas remotas serão encerradas?

As Auas Remotas seguirão por todo o ano de 2021. Mesmo diante de um retorno de aulas presenciais, em data não estabelecida, as Aulas Remotas permanecerão ocorrendo, o que caracterizará o Modelo Híbrido de ensino adotado na Rede Estadual, envolvendo aulas presenciais e não presenciais.

Sou professor e já tinha uma turma no Google Sala de Aula (Classroom). Como transferir o conteúdo da turma antiga para a nova turma (oficial)?

Essa transferência deve ser feita manualmente pelo professor, salvando o conteúdo e as atividades em seu computador e inserindo manualmente na nova turma.

Escola RS