Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Perguntas Frequentes

Como funcionarão as aulas remotas?

As atividades serão oferecidas por meio da plataforma Google Classroom, disponibilizada pela Google for Education. Ela proporciona a criação de uma sala de aula virtual com diversos recursos à disposição de alunos e professores como chamadas de vídeo, apresentações interativas, exibição de aulas síncronas e assíncronas, sala virtual de professores, pátio/recreio virtual para os estudantes e Serviço de Orientação Educacional (SOE), entre outros. 

De que maneira alunos e professores aprenderão a usar a plataforma Classroom?

Para que todos estejam preparados para a utilização da plataforma, a Secretária Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realizará capacitação durante o mês de junho com os professores e estudantes da rede. Isso ocorrerá em duas etapas:

A primeira etapa, chamada de Ambientação Digital, ocorrerá entre os dias  e 13 de junho e envolverá o processo de inserção dos professores e alunos na plataforma Google Classroom. Nesse período, serão detalhadas as informações de acesso, como login e senha, para que todos possam iniciar o período de capacitação. Aqui, os estudantes e educadores iniciam o processo de aprendizado sobre a utilização de todos os recursos disponíveis na plataforma.

A segunda etapa, que começa em paralelo no dia 8 de junho, promoverá as capacitações em Letramento Digital, fornecendo aos professores o conhecimento para a preparação de aulas na forma não presencial. Os conhecimentos digitais dos alunos também serão avaliados nessa etapa, a fim de que seja possível compreender o nível de entendimento sobre a plataforma de ensino. A partir do resultado dessa avaliação, será possível reforçar aspectos que não estejam claros aos estudantes, para que, em seguida, possam iniciar as lições.

A partir do dia 29 de junho, iniciam as aulas que utilizam a Matriz de Referência, definida por componente curricular de cada ano. Esta matriz será norteadora das aprendizagens para este novo modelo híbrido de ensino (presencial e não presencial).

De que forma alunos e professores que não têm acesso à internet participarão das aulas?

A Seduc disponibilizará internet  patrocinada no celular, exclusivamente para conteúdos educacionais, para alunos e professores que não possuem acesso.

Qual será a solução oferecida para quem, além de não ter internet, não possuir aparelho eletrônico para o acesso?

Para aqueles que não possuem aparelho celular as escolas funcionarão em regime de plantão com agendamento, respeitando todos os protocolos de saúde, para que possam utilizar a estrutura da instituição de ensino.

Já nos casos de alunos que não tenham nenhuma possibilidade de acesso digital, as coordenadorias e as escolas farão a entrega de conteúdo diretamente na casa dos estudantes.

Haverá marcação de presença para os alunos?

Sim. A presença se dará pela participação do aluno dentro do ambiente virtual. O registro será feito pelos professores por meio do Diário de Classe Online, presente no aplicativo “Escola RS”.

Quando as aulas remotas serão encerradas?

As Aulas Remotas seguirão por todo o ano de 2020. Mesmo diante de um retorno de aulas presenciais, em data não estabelecida, as Aulas Remotas permanecerão ocorrendo, o que caracterizará o Modelo Híbrido de ensino adotado na rede, envolvendo aulas presenciais e não presenciais.

Sou professor e já tinha uma turma no Google Sala de Aula (Classroom). Como transferir o conteúdo da turma antiga para a nova turma (oficial)?

Essa transferência deve ser feita manualmente pelo professor, salvando o conteúdo e as atividades em seu computador e inserindo manualmente na nova turma.

Escola RS